top of page

Entenda tudo sobre vídeo marketing

Vídeo marketing é uma das estratégias que você precisa conhecer para ganhar destaque no ambiente digital. Vem saber mais sobre esse assunto!

As transformações digitais não param e o vídeo marketing é uma das tendências que chegou com tudo no ambiente virtual.

Nas redes sociais, por exemplo, basta passar por algumas postagens para perceber que esse formato ganhou muito destaque.

Os dados mostram a importância de investir no audiovisual: segundo uma pesquisa da Offerwise, três em cada quatro pessoas dizem ter se interessado por produtos ou serviços que conheceram através de propagandas produzidas dessa forma.

Seja por ser fácil de consumir ou pela maior interatividade que os vídeos oferecem, o conteúdo em vídeo ganhou a preferência de muitos usuários, até mesmo em plataformas que antes não tinham esse formato como foco. Esse é o caso do Instagram, que vem passando por essas transformações há algum tempo.

Nesse cenário, uma boa estratégia de marketing não pode deixar passar despercebida essa tendência e o melhor caminho é entender como utilizar esse recurso a seu favor na hora de estruturar suas ações.

Por isso, preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber sobre vídeo marketing e todas as possibilidades que ele oferece. Confira!

O que é vídeo marketing?

Você já deve ter tido contato com muitos tipos de conteúdos audiovisuais na internet, mas o segredo do vídeo marketing está na forma como eles são utilizados.

A ideia é simples e muito eficiente: utilizar os conteúdos audiovisuais para atrair e reter clientes

Isso significa, é claro, que um bom planejamento estratégico precisa estar presente, levando em conta aspectos como o posicionamento da marca, o público a quem ela se dirige e as principais tendências do momento.

Combinando esses fatores, é possível aproveitar o ambiente digital para criar uma presença marcante e que esteja alinhada às preferências dos usuários. 

Em tempos de muita preocupação com o engajamento e com a criação de uma presença digital impactante, o vídeo marketing é uma boa forma de enriquecer as suas estratégias e fazer com que tragam resultados ainda melhores.

Além disso, vale lembrar que o audiovisual oferece muitas possibilidades.

As campanhas publicitárias são o exemplo clássico de aplicação desse formato, já que permitem usar a criatividade para produzir conteúdos chamativos e que instiguem o público.

Por outro lado, os vídeos institucionais, que são usados para fortalecer a imagem da marca, ou mesmo os educacionais, que se inserem perfeitamente em uma estratégia de conteúdo, são exemplos de aplicação do vídeo marketing.

O fato é: as possibilidades são bem variadas e permitem que esse formato integre diferentes estratégias, o que pode trazer muitas vantagens para as suas ações de marketing digital.

Os benefícios de investir nessa estratégia

Os vídeos são conteúdos de fácil consumo e entregam informações com agilidade e clareza, o que faz com que sejam um ótimo formato para os conteúdos de qualquer marca.

Mas, além de serem facilmente consumidos, quais benefícios eles podem trazer? Confira algumas das vantagens de investir no vídeo marketing:

Aumenta o tráfego orgânico

Não dá pra falar de marketing digital sem mencionar a importância do tráfego orgânico e esse é um dos contextos em que os vídeos ganham destaque.

Esse tipo de tráfego corresponde aos acessos que um site recebe sem o intermédio de anúncios pagos, como aqueles que são exibidos no Google ou mesmo nas redes sociais.

Ainda que essas mídias pagas tenham um lugar importante na estratégia de marketing digital de uma marca, os acessos orgânicos garantem uma presença digital consistente a longo prazo.

Os vídeos são conteúdos simples, mas que podem cumprir muito bem o papel de instigar os usuários e até mesmo o de trazer credibilidade para a marca, como nos casos em que são produzidos materiais educacionais.

Esse conjunto de fatores contribui para o fortalecimento da marca e até mesmo para a disseminação dos seus conteúdos, o que certamente beneficia o tráfego orgânico.

Melhora o ROI

O ROI, sigla de “return on investments”, é um indicador que permite avaliar o resultado financeiro dos investimentos feitos por uma marca. Ou seja, a ideia é sempre buscar maneiras de aumentar esse índice.

Para chegar a um bom retorno, é preciso encontrar caminhos para obter resultados concretos, como leads e vendas, fazendo investimentos que sejam sustentáveis pela marca.

Assim, conteúdos como aqueles produzidos pelo vídeo marketing ganham destaque, já que não exigem orçamentos exorbitantes e entregam bons resultados.

Com criatividade e conteúdos bem produzidos, além de um bom planejamento estratégico que sustente a produção, os vídeos ajudam a conseguir mais leads qualificados e aumentar as vendas, o que gera um excelente retorno.

Torna o produto compreensível

Uma das principais vantagens dos conteúdos audiovisuais é a melhoria da comunicação com o público. Afinal, nada como ter alguém falando diretamente com os consumidores da marca, mesmo que seja pela tela do celular.

Exemplo disso é o estudo realizado pela Wyzowl, que perguntou às pessoas como elas preferem aprender sobre um produto ou serviço. Entre outras opções como ler o manual do produto ou algum outro conteúdo escrito, 44% dos entrevistados afirmou preferir os vídeos.

Afinal, esse formato permite que o consumidor veja o produto ou serviço em ação. Isso vale tanto para a utilização de produtos quanto o acesso a um software, por exemplo.

Possui potencial de viralização

Qualquer usuário das redes sociais já se deparou com memes ou outros conteúdos que acabaram viralizando na internet e grande parte deles são vídeos.

Esse é o formato mais escolhido na hora de compartilhar uma piada em um grupo com os amigos ou até mesmo repassar alguma informação importante, já que se trata de um conteúdo de fácil consumo.

É o que mostram os estudos da Wizowl: de acordo com o levantamento feito pela empresa, quanto o assunto é compartilhar publicações em redes sociais com amigos e seguidores, os vídeos são a opção preferida de 51% dos usuários.

Ainda que não seja o objetivo de todo vídeo, viralizar nas redes sempre cai bem para quem está em busca de uma presença digital com maior destaque.

Assim, na hora de estruturar uma estratégia de vídeo marketing, vale a pena investir em uma comunicação mais próxima com o público e até mesmo em um certo humor, de vez em quando.

Melhora o ranqueamento

Também é importante lembrar que esse formato pode ir além das redes sociais, ainda que tenha se popularizado por meio delas.

O YouTube, por exemplo, é o segundo maior buscador do mundo e produzir conteúdos nessa plataforma pode trazer ótimos resultados para o seu ranqueamento.

A posição nos resultados das buscas pode ser beneficiada até mesmo no Google, com a inclusão de vídeos nos posts em blog, por exemplo. Afinal, a experiência do usuário é um fator bem importante para o SEO e esse complemento pode levar à criação de um conteúdo mais rico, que seja mais satisfatório para quem acessar o site.

Se quiser saber mais sobre ranqueamento, confira o nosso post sobre técnicas de SEO para blog!

Aumenta o engajamento

Agora há pouco, falamos sobre como os vídeos têm um alto potencial de viralização, já que são compartilhados mais facilmente que outros tipos de publicação. 

Esse é um dos aspectos que faz com que esse formato seja uma ótima maneira de conseguir mais engajamento, ou seja, mais interações com o seu público nas redes sociais.

Curtidas, comentários, compartilhamentos e várias outras formas de interação são essenciais para criar um vínculo com as pessoas que acompanham a marca no ambiente digital e os vídeos podem ser uma boa forma de despertar esse comportamento.

Funciona em diversas plataformas

Como falamos acima, é importante ter em mente que o vídeo marketing pode ser aplicado a diferentes plataformas.

O YouTube, por exemplo, é um ótimo espaço para publicar os conteúdos, já que, além de permitir a visualização por meio da própria plataforma, ele permite que você inclua os vídeos em outros meios, como os posts em blog.

E, falando em conteúdo audiovisual, não podemos deixar de mencionar o papel das redes sociais, que auxiliam na disseminação desse formato com muita rapidez e um ótimo alcance.

Qual o melhor tipo de vídeo?

Como em qualquer outro formato, os vídeos podem atender a diferentes objetivos e, por isso, podemos dividi-los em algumas categorias.

Os vídeos de vendas, por exemplo, são aqueles que focam em mostrar um produto ou serviço, reforçando diferenciais para tentar convencer o público a fazer uma compra.

Já os comerciais não precisam trazer o produto de forma explícita, mas costumam usar algum tipo de storytelling para demonstrar que ele é útil em determinada situação ou até mesmo para fortalecer a imagem da marca.

Outra possibilidade são os vídeos educacionais. Nesse caso, é bem comum trazer curiosidades sobre o nicho da marca ou soluções para possíveis dores do público-alvo.

Hoje em dia, além dessas possibilidades, também é bem comum encontrar os conteúdos audiovisuais que focam em estimular o engajamento, seja por meio do humor ou instigando as pessoas a opinarem sobre um assunto, por exemplo.

Todos esses tipos de vídeos podem ser produzidos em diferentes formatos, desde aqueles mais sérios, que trazem um aspecto mais institucional da marca, até aqueles que são mais bem-humorados, como os que trazem alguma trend das redes sociais.

Assim, mais do que escolher um ou outro tipo de vídeo, é importante compreender qual o objetivo de cada forma de se comunicar com o público. Afinal, todas essas alternativas desempenham papéis relevantes para uma boa estratégia de marketing.

Por isso, o melhor caminho é usar a criatividade e pensar sempre a partir de um bom planejamento, conhecendo as pessoas a quem a marca se dirige e como ela quer se posicionar no ambiente digital.

Conheça as maiores tendências do vídeo marketing

Uma boa dose de criatividade é sempre bem-vinda na hora de produzir conteúdos, mas a inspiração também desempenha um papel bem importante nesse processo.

Por isso, para dar aquele empurrãozinho e ajudar você a começar a implementar o vídeo marketing na sua agência, reunimos aqui algumas tendências dessa estratégia que podem ser um bom ponto de partida. 

Afinal, se a ideia é começar com o pé direito e alcançar bons resultados, nada como ficar por dentro das tendências que estão em alta quando o assunto é produzir vídeos para a internet. Vem ver algumas ideias:

Vídeos curtos

Agilidade e objetividade são as palavras-chave para produzir um material com bom potencial de circulação.

Investir em conteúdos mais curtos significa garantir um consumo mais fácil para o usuário, o que faz com que as publicações sejam mais assistidas e compartilhadas.

Por isso, na hora de criar um roteiro, por exemplo, vale a pena prezar por uma comunicação clara, mas sem enrolação, garantindo que as pessoas assistam o seu conteúdo até o final.

Vale lembrar que os parâmetros de duração variam de uma plataforma para a outra. No YouTube, um vídeo educacional pode ter alguns minutos; já no Instagram, as mídias de menos de um minuto podem ter um desempenho bem melhor.

Storytelling para vídeos

Para trazer mais criatividade e originalidade, o storytelling também pode ser um ótimo recurso no vídeo marketing.

A ideia, em geral, é construir narrativas que ajudem a reforçar o seu propósito. Por exemplo, se você quer mostrar um produto, inseri-lo em uma história com a qual o seu público se identifica é bem mais interessante do que simplesmente falar sobre ele.

Esse princípio pode ser aplicado a vários contextos e, nos vídeos, ele pode ser explorado de forma criativa, com animações, gifs, músicas e outros recursos audiovisuais que deixam tudo ainda mais interessante.

Vídeos sem som

O termo “audiovisual” já traz consigo a ideia de que conteúdos desse tipo unem tanto os recursos visuais quanto os auditivos, mas é preciso tomar um pouco de cuidado com essa premissa.

Um estudo recente divulgado pela Abratel mostrou que 75% das pessoas usam o celular sem som, o que significa que o áudio do seu conteúdo nem sempre estará disponível para o usuário. 

Isso também se estende às pessoas surdas, que também utilizam as redes sociais e outras plataformas virtuais, mas podem ter dificuldade de acompanhar certos perfis quando não há medidas de acessibilidade digital.

Por isso, legendar os vídeos é uma prática importante para garantir que eles possam ser consumidos pelos usuários e, hoje em dia, existem vários aplicativos que realizam essa tarefa.

Vídeo 360º

Para quem quer oferecer uma experiência ainda mais estimulante aos usuários, o vídeo 360º é uma tendência na qual vale a pena investir.

Com esse recurso, a pessoa que assiste ao conteúdo pode escolher para onde quer olhar e qual “parte” da mídia quer acompanhar, o que gera uma experiência muito imersiva.

Por ser algo bem diferente e inovador, esse formato costuma chamar bastante atenção e pode ser um jeito interessante de deixar uma marca no público.

Eventos online

Desde a pandemia da Covid-19, os eventos online se tornaram cada vez mais comuns e mostraram que vieram para ficar.

Eles permitem que pessoas de qualquer lugar acompanhem a transmissão ao vivo e também é possível salvar uma gravação, o que significa que aquele conteúdo poderá continuar sendo usado.

As possibilidades incluem webinars, workshops, cursos e qualquer outra modalidade de evento que traga um conteúdo rico para o seu público.

O mais importante é entender como cada um desses formatos pode beneficiar as pessoas que acompanham a marca e qual deles tem mais a contribuir para a sua estratégia de vídeo marketing.

Para acertar nas tendências e colocar a criatividade pra funcionar na hora de aplicá-las, o curso MIOLO é o seu maior aliado!

No nosso curso de Métodos de Ideação Originais, Lúdicos e Ousados, você tem acesso a um percurso didático e descomplicado, cheio de exercícios práticos, que vão ajudar você a pensar fora da caixa. Para saber mais, acesse o site do Curso MIOLO!


69 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page