top of page

Elon Musk agora é o maior acionista do Twitter

O CEO da Tesla, Elon Musk, é um dos usuários do Twitter com perfil de maior destaque, igualmente conhecido por ser um dos maiores críticos a abordagem da plataforma à liberdade de expressão. Agora, além disso, ele é o maior acionista da empresa.

De acordo com o documento regulatório divulgado hoje, 04, que detalhou suas compras de ações, o homem mais rico do mundo possui 9,2% do Twitter desde o dia 14 de março, quando comprou sua participação. Suas ações na plataforma valiam (com base no preço de fechamento de sexta-feira) US$ 2,89 bilhões. O preço das ações do Twitter subiu mais de 25% nas negociações pré-mercado com a notícia nesta segunda-feira.

Musk vinha questionando publicamente a abordagem do Twitter à liberdade de expressão há algum tempo, inclusive fazendo comentários sobre criar numa nova plataforma, concorrente ao Twitter. Inclusive, no final de março ele realizou uma pesquisa em sua conta, afirmando que “A liberdade de expressão é essencial para uma democracia em funcionamento” e questionando seus seguidores se eles acreditam que o Twitter adere rigorosamente a esse princípio. Ele ainda adicionou que “as consequências desta pesquisa serão importantes, por favor vote com atenção”:

The consequences of this poll will be important. Please vote carefully. — Elon Musk (@elonmusk) March 25, 2022

No dia seguinte ele ainda twittou: “Dado que o Twitter serve de fato como a praça pública da cidade, não aderir aos princípios da liberdade de expressão mina fundamentalmente a democracia”, antes de perguntar publicamente se uma nova plataforma é necessária. Só que nesse momento ele já havia realizado a compra das ações.

Embora uma participação de menos de 10% em uma empresa seja considerada “passiva” aos olhos de Wall Street, a participação considerável, juntamente com os comentários recentes de Musk, indicam que ele pode estar tentando exercer algum controle da empresa.

Dan Ives, analista de tecnologia da Wedbush Securities, coloca: “Acho que ele pretende se tornar ativo e forçar mudanças no Twitter. Esta é uma oportunidade para que o conselho e a equipe de gerenciamento do Twitter iniciem as discussões”. Porém, mesmo que Musk não tente mudar a forma como o Twitter opera, para Ives, sua grande compra pode levar alguns outros investidores ativistas a assumir uma participação na empresa: “De uma forma ou de outra, ele vai mudar o rumo do Twitter”.

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page