top of page

Dicas de SEO para criar estratégias avançadas

Um bom posicionamento digital depende de uma estratégia de conteúdo eficiente. Conheça dicas de SEO que vão ajudar nesse processo!

Alcançar um bom posicionamento nos mecanismos de busca deve estar entre as principais metas de toda marca que quer se destacar no meio digital e algumas dicas de SEO podem facilitar essa missão.

Esse conjunto de técnicas está presente em diversas atividades realizadas por uma agência de marketing, participando tanto do planejamento e produção de um conteúdo quanto da otimização do site.

Assim, é preciso estar atento a muitos detalhes que fazem a diferença em sua aplicação e contribuem com um desempenho melhor por parte da marca no meio digital, gerando melhorias efetivas nos seus resultados.

Para conhecer as melhores dicas de SEO e aplicar essas técnicas com qualidade e sabedoria, continue a leitura!

Por que criar uma estratégia focada em SEO?

A internet revolucionou a maneira como realizamos muitas atividades, seja fazer uma compra ou procurar informações para resolver um problema que enfrentamos no dia a dia.

Nesse cenário, os mecanismos de busca se tornaram o ambiente ideal para que uma marca se aproxime do seu público-alvo, a partir da produção de conteúdos que ofereçam soluções ao usuário e, assim, gerem visibilidade e credibilidade a um empreendimento. 

Tendo em vista a diversidade de recursos e plataformas que o meio digital oferece, certamente há muitos ambientes nos quais uma empresa pode se destacar e alcançar visibilidade suficiente para se aproximar do consumidor.

No entanto, estudos conduzidos pela BrightEdge Research apontam que 68% de todas as experiências online têm início com um motor de busca. 

O mesmo estudo indica que 53,3% do tráfego global de um site são de natureza orgânica, ou seja, não têm origem em anúncios pagos. Esse é o caso dos acessos realizados pelo usuário ao clicar em um dos resultados exibidos pelo Google, por exemplo.

Dados como esse apontam para a importância que os mecanismos de busca desempenham para uma marca, principalmente quando ela alcança posições de destaque entre os resultados das pesquisas feitas pelo usuário.

Diante desse cenário, torna-se necessário conhecer o funcionamento desses motores e aplicar técnicas que permitam ganhar destaque entre as páginas exibidas por eles. É aí que entram as dicas de SEO.

A sigla se refere à expressão Search Engine Optimization, ou seja, otimização de motores de busca. 

Esse conjunto de técnicas tem como finalidade desenvolver conteúdos que atendam aos critérios de ranqueamento de plataformas como o Google, o que faz com que o site em questão seja exibido em posições privilegiadas, mais próximas do topo da primeira página.

Mas, afinal, por que o ranqueamento dos resultados é tão importante?

Para responder a essa pergunta, podemos pensar sobre nossa própria experiência como usuários da internet. Ao procurar uma informação no Google, a prática mais comum é acessar um dos primeiros resultados exibidos, em vez de explorar as diversas páginas que o motor oferece.

Diversas pesquisas confirmam essa tendência, como é o caso do estudo conduzido pela Backlinko, no qual foram analisados 4 milhões de resultados de busca no Google.

Os dados obtidos ao longo da análise indicam que apenas 0,63% dos usuários acessaram sites exibidos na segunda página de resultados do motor de busca. Na primeira página, a primeira posição foi a mais acessada, reunindo 27,6% dos cliques dos usuários.

Assim, contar com as dicas de SEO certas pode ser do que um site precisa para finalmente se destacar no meio digital e atribuir mais visibilidade e credibilidade a uma marca.

Afinal, explorar o potencial do tráfego orgânico para conquistar um público mais abrangente é uma alternativa mais econômica que o investimento em anúncios pagos e pode trazer excelentes resultados para um empreendimento.

Dicas de SEO para ter mais resultados

Agora que você já conhece a importância das nossas dicas de SEO para o seu site, só falta conhecê-las e entender como esse conjunto de técnicas tão importantes pode ser aplicado na prática.

Entenda o seu público-alvo

O primeiro passo para produzir conteúdos que alcancem destaques nos mecanismos de busca é compreender o seu público-alvo.

Afinal, essas são as pessoas que realizarão as pesquisas nas quais você deve aparecer em destaque, o que faz com que seja fundamental compreender quem são elas e o que estão procurando.

A partir de dados sobre os consumidores da marca, é possível mapear alguns traços mais gerais do seu público-alvo, como faixa etária, localização, ocupação e gênero.

Uma análise mais detalhada também pode ajudar a definir uma persona, ou seja, uma representação fictícia do seu cliente ideal, com características que vão muito além daquelas que foram definidas anteriormente.

Enquanto seu público-alvo consiste em uma lista de traços gerais, a persona tem uma história, por exemplo: “Júlia tem 32 anos, vive em uma região com poucas universidades e trabalha em um cartório. Está à procura de cursos online para se desenvolver profissionalmente e trocar de emprego”.

Assim, definir uma persona inclui compreender quais são as preocupações e desejos do seu cliente ideal, do que ele precisa e como você pode ajudá-lo, para que os conteúdos produzidos sejam melhor direcionados e ganhem relevância diante do seu público.

Foque na criação de conteúdos relevantes e exclusivos

Relevância é a palavra-chave de uma boa produção de conteúdo.

Além de reunir informações verdadeiras e criar um material de alta qualidade, é preciso que seu trabalho seja relevante para as pessoas a quem ele se direciona e ofereça as soluções de que elas precisam.

Quando um conteúdo não é relevante para as pessoas que o acessam, o tempo de permanência na página cai drasticamente, o que é encarado pelo Google como um fator negativo e prejudica o ranqueamento do site.

Por exemplo, caso decida falar sobre marketing digital, você deve pensar sobre quem são as pessoas a quem você se direciona: profissionais da área ou pessoas que ainda não conhecem o meio?

Além disso, a originalidade é mais um elemento de grande importância e não deve ser subestimada, já que a cópia de outras páginas pode levar a penalizações severas por parte dos mecanismos de busca.

Busque por boas palavras-chave

O uso de palavras-chave é sempre mencionado entre as principais dicas de SEO, mas é preciso tomar alguns cuidados que vão além dos seus princípios básicos.

A palavra-chave se refere ao termo digitado pelo usuário ao realizar sua pesquisa e utilizá-lo no seu conteúdo, é o que informa ao Google que a sua página pode oferecer respostas a essa busca.

No entanto, é preciso procurar por bons termos, que beneficiem o ranqueamento do seu site.

Algumas palavras-chave têm um alto volume de buscas, ou seja, muitos usuários fazem pesquisas que as contêm, o que pode representar uma vantagem.

No entanto, expressões muito populares podem já ser exploradas por sites de grande relevância, o que dificulta um bom posicionamento por parte de marcas que ainda estão iniciando sua estratégia.

Por isso, é importante contar com ferramentas que permitam analisar esses fatores e encontrar as palavras-chave mais apropriadas para o seu conteúdo, como é o caso do SEMrush.

Para conhecer outros recursos que podem ajudar a elaborar uma boa postagem, confira nossas sugestões de ferramentas grátis para produtores de conteúdo.

Entenda a intenção por trás da busca

Para produzir algo que seja efetivamente relevante para o seu público, é preciso entender o que há por trás da pesquisa.

É natural, por exemplo, que uma marca queira falar sobre um produto ou serviço que oferece e mostrar ao consumidor como suas soluções podem facilitar sua vida.

No entanto, para ser possível oferecer essa solução a um visitante do site, é preciso conduzi-lo até essa descoberta.

Para isso, é necessário conhecer a jornada do seu cliente e refletir a respeito do que ele procura em cada uma das etapas desse percurso.

Por exemplo, na etapa de descoberta e aprendizado, as buscas do usuário serão mais gerais e as palavras-chave estarão associadas aos problemas que ele enfrenta naquele momento.

Nesse cenário, a marca deve oferecer um conteúdo que ajude o cliente a identificar e compreender melhor seu problema, para que ele então comece a considerar caminhos para solucioná-lo.

Produza um conteúdo incrível

Produzir um conteúdo de alta qualidade pode parecer uma tarefa complicada, mas dicas de SEO servem justamente para facilitar esse processo.

Para isso, lembre-se de escolher boas palavras-chave, mas também de aplicá-las com eficiência, garantindo que estejam presentes ao longo do texto, no título, nos subtítulos e na meta descrição.

Também é importante evitar conteúdos muito superficiais, que não atinjam uma média de 350 palavras, pois o próprio Google os encara como páginas pouco informativas e incapazes de oferecer uma boa resposta ao usuário.

Ao citar pesquisas e estudos, garanta que as fontes utilizadas são confiáveis e verifique os dados mencionados, para que seu conteúdo seja efetivamente útil e verdadeiro.

Além disso, lembre-se de revisar os textos produzidos e garantir que correspondam com as normas ortográficas e de pontuação, que desempenham um papel importante para evitar equívocos na compreensão do leitor e atribuir mais credibilidade ao conteúdo.

Para isso, você pode utilizar ferramentas desenvolvidas para quem escreve textos online, que facilitam esse processo e geram ótimos resultados.

Use bons links externos

Fazer links externos é uma prática de SEO bastante importante, mas que deve ser feita com cuidado e atenção.

Além de incluir menções a outras páginas, é preciso conferir se esses são domínios confiáveis, para que citá-los não prejudique a imagem do seu site diante do Google e até mesmo do público.

Nesse sentido, uma boa estratégia é fazer links externos para o site de instituições oficiais e renomadas, ou então de empresas reconhecidas no seu meio, pois isso evita que o usuário seja levado a páginas que não são confiáveis.

Não esqueça dos links internos!

Lembre-se também da importância dos links internos, que levam a páginas do seu próprio site.

Um dos cuidados necessários ao aplicar esse recurso, que é bastante citado entre as principais dicas de SEO, é fazer menção somente a outros conteúdos e páginas que estejam associados, de fato, ao tema abordado.

Isso garante que o leitor não se depare com tópicos não relacionados ao assunto sobre o qual quer se informar, além de ser uma prática muito mais ética.

Ao fazer links internos, lembre-se também de utilizar os textos-âncora. Por exemplo, em vez de utilizar o clássico “clique aqui” para convidar o usuário a ler este conteúdo, seria mais interessante optar por frases mais naturais e que o orientem, como “confira nossas dicas de SEO”.

Escolha uma boa URL

Alguns dos princípios do SEO também vão além da elaboração do conteúdo em si, como é o caso do cuidado com as URLs.

Atualmente, o Google privilegia sites que contenham URLs mais curtas e objetivas, o que significa que nem sempre o título completo de um post deverá estar presente na barra de pesquisa do navegador.

Por exemplo, para um artigo intitulado “Saiba como produzir um conteúdo incrível para o site da sua empresa!”, a URL utilizada poderia ser uma versão mais reduzida, como  exemplodedominio.com/como-produzir-conteúdo ou algo similar.

Por fim, também é importante lembrar de inserir a palavra-chave nesse campo, pois isso demonstra ao mecanismo de busca que seu conteúdo está relacionado a determinado assunto.

Não esqueça de otimizar as imagens

Outro fator importante e que pode passar despercebido é a otimização das imagens.

Hoje em dia, o Google já é capaz de identificar as informações desse tipo de arquivo a partir de mecanismos sofisticados de reconhecimento facial e outros recursos.

No entanto, o que realmente contribui com o SEO da sua página é inserir alt tags descritivas e que contenham a palavra-chave do seu conteúdo.

Dessa forma, são maiores as chances de aparecer em resultados do Google Imagens e, assim, conseguir mais tráfego orgânico para o site.

Faça guests posts

Os links externos e backlinks, ou seja, as menções que outros sites fazem ao seu, são maneiras de adquirir mais credibilidade e visibilidade para a sua marca a partir da associação a outros domínios.

Além dessa prática, os guest posts também são outro excelente recurso para atingir esse objetivo.

Esse tipo de conteúdo consiste em textos produzidos por convidados, o que permite que você publique um post no site de outra marca de um nicho próximo ao seu, alcançando novos clientes.

Invista em um site veloz e de qualidade

Por fim, lembre-se de que a experiência do usuário é um elemento de grande importância para o Google ao ranquear os resultados de suas pesquisas.

Assim, sites que operam sem nenhum tipo de problema, com boa velocidade de carregamento, acessibilidade e uma navegação intuitiva são beneficiados pelo mecanismo de busca.

Gostou de conhecer essas dicas de SEO? Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, siga a Agência de Bolso no Instagram e acompanhe nossos conteúdos por lá!

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page