top of page

Controle de danos do WhatsApp e aumento de usuários em outros aplicativos de mensagens

Já falamos sobre a atualização dos termos do WhatsApp essa semana, e a polêmica decisão de forçar os usuários a aceitar algumas novas cláusulas introduzidas nos termos de serviço e política de privacidade do aplicativo. Caso não aceite, você perderá a sua conta.

Você também deve ter visto a indignação sobre o assunto. E já deve ter visto também muita gente falando sobre migrar para outros aplicativos que oferecem mais privacidade – e muitos estão migrando. Apps de mensagens criptografadas como Signal e Telegram estão crescendo: Signal é agora o nº 1 na App Store dos EUA, Telegram é o nº 2.

Pavel Durov, product manager do Telegram compartilhou um comunicado em seu canal: “Na primeira semana de janeiro, o Telegram ultrapassou 500 milhões de usuários ativos mensais. Depois disso, continuou crescendo: 25 milhões de novos usuários ingressaram no Telegram apenas nas últimas 72 horas. Esses novos usuários vieram de todo o mundo – 38% da Ásia, 27% da Europa, 21% da América Latina e 8% do Médio Oriente e Norte da África“. E ainda deu uma cutucada no WhatsApp/Facebook: “As pessoas não querem mais trocar sua privacidade por serviços gratuitos. Eles não querem mais ser reféns de monopólios de tecnologia que parecem pensar que podem se safar com qualquer coisa, desde que seus aplicativos tenham uma massa crítica de usuários“.

Além de algumas piadinhas compartilhadas no Twitter, como esse meme:

pic.twitter.com/6eGm2emsYx — Telegram Messenger (@telegram) January 10, 2021

O WhatsApp dever ter sentido o baque, e agora está tentando fazer um controle de danos, ou mesmo esclarecer rumores que surgiram:

We want to address some rumors and be 100% clear we continue to protect your private messages with end-to-end encryption. pic.twitter.com/6qDnzQ98MP — WhatsApp (@WhatsApp) January 12, 2021

“Queremos abordar alguns rumores e ser 100% claros de que continuamos a proteger suas mensagens privadas com criptografia de ponta a ponta.”

O WhatsApp protege suas mensagens privadas – O WhatsApp ou o Facebook não conseguem ler suas mensagens ou ouvir suas chamadas; – O WhatsApp não mantém um histórico de trocar de mensagens ou ligações; – O WhatsApp e o Facebook não conseguem ver seu compartilhamento de localização; – O WhatsApp não compartilha seus contatos com o Facebook; – Os grupos do WhatsApp são privados; – Você pode definir que suas mensagens desapareçam; – Você pode baixar seus dados.

No site do aplicativo podem ser lidas as informações mais completas, incluindo como estão sendo planejados os serviços de hospedagem do Facebook para contas do WhatsApp Business e integrar as lojas do Facebook no aplicativo de bate-papo.

2 visualizações

Comments


bottom of page