top of page

Como fazer vídeos para TikTok: dicas para usar essa rede na estratégia de marketing

Quer ver como fazer vídeos para TikTok para criar uma boa estratégia de marketing? Leia esse post e confira dicas!

O que começou como uma rede social de dublagem dominada por adolescentes, hoje se tornou um dos maiores canais digitais do mundo. Justamente por isso, muitos marketeiros desejam saber como fazer vídeos para TikTok profissionalmente.

Diversas empresas já estão nessa rede social e mostram como é possível se conectar, aumentar o engajamento e, claro, vender a partir dela.

Mas para que isso se torne uma realidade para o seu cliente, é preciso de muito planejamento para se destacar no meio de tantos conteúdos criados diariamente.

Para ajudar você a saber como fazer vídeos para TikTok, criamos esse conteúdo. Nele, você entenderá mais sobre essa rede social e verá dicas para inseri-la na estratégia de marketing do seu cliente.

Antes de tudo, saiba mais sobre o TikTok

Antes de falarmos sobre como fazer vídeos para TikTok, é importante entender mais sobre essa rede social.

Ela foi criada em 2014 por uma empresa chinesa e se chamava, originalmente, Musical.ly. O principal objetivo desse canal era compartilhar vídeos dublando músicas.

Em 2017, a empresa foi comprada pela ByteDance, que tinha um app parecido. A ideia era tornar o seu aplicativo local e o Musical.ly, agora já chamado de TikTok, algo mundial.

A expansão começou aos poucos, mas foi acontecendo em todo o mundo. Aqui, no Brasil, a rede chegou em 2018, mas foi apenas em 2020 que se tornou conhecida nacionalmente.

Ao longo dos anos também houve mudanças no tipo de conteúdo publicado.

No início, a ideia era os vídeos terem apenas 15 segundos, depois foi ampliado para 60 segundos. Em seguida, foi permitido conteúdos de até 3 minutos e, mais recentemente, de até 10 minutos.

Essas mudanças ocorreram para aumentar as possibilidades dos criadores de conteúdo e fazer com que usuários assíduos de plataformas como YouTube e Instagram também migrassem para o TikTok.

Quem usa TikTok?

Apesar de o seu boom ter ocorrido em 2020, nessa época a rede era dominada por adolescentes, o que fez muitos profissionais de marketing pensarem que ela sumiria do mercado, como ocorreu com o Snapchat, por exemplo.

Apesar disso, o TikTok mostrou que não era passageiro e passou a se fortalecer ainda mais no Brasil e no mundo.

De acordo com a Shopify, atualmente essa rede tem mais de 1 bilhão de usuários, sendo que 4,72 milhões são brasileiros. Para se ter uma ideia, o Brasil é segundo país que mais usa esse canal, perdendo apenas para a China.

Ainda segundo a Shopify, o perfil dos usuários atualmente é:

  1. 59% são mulheres,

  2. 39% são homens,

  3. 2% são não binários,

  4. 66% têm menos de 30 anos.

Vale a pena fazer vídeos para TikTok?

Por mais que tenha quase 5 milhões de brasileiros no TikTok, essa rede ainda é vista com um certo preconceito pelos profissionais de marketing, que ainda acham que ela é dominada por adolescentes sem poder de compra.

Mas isso não é mais verdade. Ainda de acordo com a Shopify, a maioria dos usuários tem entre 16 anos e 24 anos, além disso, ainda os outros que não fazem parte do grupo majoritário.

E há outras estatísticas que mostram o real poder dessa rede social:

  1. o tempo médio de tela é de 5,4 horas por dia,

  2. 35% dos usuários afirmam que assistem menos TV depois que começaram a usar o app,

  3. 25% dos usuários buscam ou compram um produto depois de vê-lo no TikTok,

  4. 38% dos brasileiros já compraram algo ao ver um anúncio na plataforma.

Tudo isso mostra o real potencial desse canal para as estratégias de marketing de todos os tipos de empresa.

Como fazer vídeos para TikTok: ideias de conteúdo

Chegou a agora de aprender como fazer vídeos para TikTok! Selecionamos algumas ideias de conteúdo para que você se inspire e conheça as diversas opções disponíveis nessa rede.

Engraçados

Por mais que esse app seja usado por diversos públicos diferentes, a maioria dos usuários usa a ferramenta para se distrair e se divertir.

Por isso, os vídeos engraçados são uma grande tendência.

Não há apenas uma forma de criar conteúdos desse tipo, afinal, o que faz um público rir pode não ser entendido por outro.

O importante aqui é você pensar fora da caixa, inovar e criar conteúdos relevantes.

Uma boa ideia é compartilhar situações engraçadas vividas pela empresa, fazer piadinhas e, claro, acompanhar as trends para se inspirar.

Desafios

As pessoas adoram ver desafios desde sempre e isso também é verdade nas redes sociais. Por isso, uma das nossas dicas de como fazer vídeos para TikTok é reproduzir os famosos challenges.

Se você é mais das antigas (como a gente), deve lembrar do desafio do balde de gelo e pensar “nossa, meu cliente jamais vai querer fazer algo assim”, mas os challenges não são bem assim.

Um exemplo bem famoso são as transformações, onde pessoas se mostram antes e depois de se arrumar. É uma ótima forma de divulgar maquiagens, roupas e looks, por exemplo.

Com influenciadores

O marketing de influência é uma grande tendência em todas as redes sociais e não poderia ser diferente no TikTok, não é?

Por esse motivo, muitas empresas fazem parcerias com influenciadores, podendo ser locais ou não, para divulgar seus produtos, fazer reviews e recomendá-los para seus seguidores.

Caso você fique interessado em seguir essa estratégia, só é importante considerar qual é o influenciador mais relevante para o público. Se o seu cliente é uma loja de suplementos, por exemplo, não faz sentido fazer uma parceria com quem não segue esse estilo de vida.

Informativos

Outra dica para saber como fazer vídeos para TikTok é focar em conteúdos educativos sobre a área de atuação do seu cliente.

Não é difícil encontrar advogados dando dicas para seus clientes, médicos falando sobre saúde e doenças e contadores trazendo detalhes sobre a sua atuação, por exemplo.

Seu cliente pode seguir essa mesma ideia, trazendo informações relevantes sobre o segmento, atualizações e tendências.

Danças

As famosas dancinhas do TikTok não poderiam ficar de fora das nossas dicas, né?!

Elas podem ser feitas por um colaborador que gosta de dançar ou ainda por uma equipe inteira, como as lojas da Magazine Luiza costumam fazer.

Mas lembre-se: o vídeo precisa ser bem produzido e a empresa não deve forçar ninguém a gravá-lo!

Diálogos

A reprodução de diálogos também é uma tendência no TikTok e pode fazer parte da sua estratégia.

É possível adaptar diversas faixas de áudio para todos os tipos de segmentos, inclusive os mais sérios.

Vale ressaltar que os diálogos tendem a ter uma pegada mais cômica, focado em fazer o usuário rir.

Recortes de outros conteúdos

Os recortes estão se tornando cada vez mais comuns, já que possibilitam que um conteúdo seja publicado de diversas formas diferentes.

A grande maioria dos PodCasts opta por usar essa técnica, transformando uma entrevista em diversos vídeos diferentes.

Cases de sucesso

Nossa última dica relacionada com conteúdo para você saber como fazer vídeos para TikTok é o compartilhamento de cases de sucesso.

Você pode mostrar depoimentos textuais, vídeos e fotos de clientes e o que mais conseguir pensar.

Mas cuidado para não criar um conteúdo que seja desinteressante!

Como fazer vídeos para TikTok: dicas práticas

Para ajudar você a saber como fazer vídeos para TikTok, também selecionamos algumas dicas práticas. Bora lá?!

Entenda o seu público

Essa dica vale para qualquer estratégia de marketing, inclusive para as que envolvem o TikTok.

O primeiro passo é identificar se o seu público realmente está nessa rede social e, caso sim, identificar quais são os seus interesses.

Muitas vezes isso não é algo tão óbvio assim! Se você quer atingir engenheiros, talvez ficar falando sobre produtos para obra pode não ser a melhor estratégia.

É preciso lembrar que o TikTok é usado pela maioria das pessoas para descontrair ou ainda para fazer uma pesquisa pontual, não para ler artigos complexos ou ver questões técnicas profundas.

Entenda o comportamento do seu público e, a partir disso, trace estratégias bem estruturadas.

Veja quais são as trends atuais

Claro que você não precisa sempre seguir todas as trends, mas ver quais são os posts que estão em alta podem dar novas ideias de conteúdo.

Além disso, esse tipo de conteúdo tende a ter mais visualizações justamente por estar bombando na rede.

Ou seja, as trends são oportunidades de aumentar as visualizações dos vídeos, ganhar autoridade no app e conquistar o seu público.

Seja original

Para saber como fazer vídeos para TikTok é preciso pensar em originalidade! Reflita com a gente: por que alguém vai querer ver algo que é igual a todos os outros? Não vão.

É possível seguir as principais tendências e ainda criar um conteúdo original que chame atenção.

Além disso, você pode inserir na estratégia trends e também criar vídeos com ideias suas para misturar o melhor dos dois mundos.

Cuide com a qualidade da imagem

Essa dica é indispensável para todo o criador de conteúdo! Ninguém merece ver um vídeo com baixa qualidade de imagem e de áudio.

O ideal é ter uma câmera profissional ou ao menos um celular com uma boa câmera para fazer as gravações. Em relação ao áudio, há diversos microfones baratinhos que fazem toda a diferença.

Além de ter esses cuidados, é importante pensar no local de gravação para evitar a falta (ou excesso) de luz e muitos ruídos.

Antes de publicar qualquer vídeo, sempre dê uma avaliada para garantir que a qualidade do áudio e da imagem estão boas.

Use legendas

De acordo com a Associação Brasileira de Rádio e Televisão, 75% das pessoas veem vídeos com o seu celular no mudo.

Isso quer dizer que mesmo que você tenha criado um conteúdo incrível, com várias dicas e informações interessantes, há o risco de ninguém ouvi-las.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é justamente a partir da inserção de legendas. Esse processo pode ser feito manualmente ou por aplicativos, como:

  1. Capcut,

  2. Kaptioned,

  3. Clips,

  4. AutoCap,

  5. Voicella.

Outro benefício de inserir legendas é tornar o vídeo mais inclusivo.

Coloque hashtags

Outra recomendação relacionada com como fazer vídeos para TikTok é o uso de hashtags.

É isso mesmo! Assim como no Instagram, no Facebook e no LinkedIn, o uso de hashtags faz toda a diferença na estratégia.

Como a ferramenta permite poucos caracteres de descrição, foque em termos que façam realmente sentido e estejam relacionados com o post em si.

Publique com constância

Outra dica que vale para todas as estratégias de marketing focadas em redes sociais.

A constância tem grande importância para o TikTok, já que o app interpreta que as contas que mais criam conteúdos têm mais relevância.

Claro que isso não quer dizer que você precisa ficar o dia todo publicando vídeos simplesmente por postar.

É preciso aliar a qualidade com a quantidade e encontrar um equilíbrio que faça sentido para a empresa.

Se for possível criar diariamente um bom conteúdo para postar, ótimo. Caso o cliente só tenha disponibilidade para gravar uma vez por semana, tudo bem também.

O que não pode ocorrer é publicar 4 vídeos juntos, passar 7 meses sem aparecer na rede e daí publicar mais 3.

Isso não trará resultado nenhum para ninguém.

Faça anúncios

Como já falado, muitos usuários do TikTok compram novos produtos após vê-los em algum anúncio, o que mostra a potência dessa estratégia.

Sabemos que essa dica vai além de saber como fazer vídeos para TikTok, mas é importante para o seu plano de marketing.

Para criar anúncios nessa rede social, é preciso já ter uma conta e acessar o TikTok Ads Manager. Essa ferramenta traz várias facilidades, como:

  1. controle de custos flexível,

  2. monitoramentos dos resultados em tempo real,

  3. segmentação inteligente,

  4. ótimo suporte ao cliente.

É importante frisar que se você não tiver experiência com ads, o melhor a fazer é procurar um colega de profissão que saiba como mexer na ferramenta para ter melhores resultados.

Outra dica valiosa para saber como fazer vídeos para TikTok é ficar atento nas métricas para avaliar tudo que foi criado e buscar os formatos que mais dão certo para a empresa.

E lembre-se sempre, é totalmente normal não ter resultados após publicar apenas um conteúdo, por isso nada de fazer promessas ao seu cliente, hein?!

Salve este post para acessá-lo sempre que precisar de uma ajudinha e não esqueça de nos seguir no TikTok. No nosso perfil, compartilhamos diversas dicas, informações e conteúdos exclusivos para profissionais de marketing.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page