top of page

Como criar uma estratégia para rede social voltada para contatos profissionais?

Precisa criar uma estratégia para rede social voltada para contatos profissionais? Veja as melhores dicas para marketeiros.

Seu cliente pediu para criar uma estratégia de rede social voltada para contatos profissionais e você não faz nem ideia de como começar? Calma que nós podemos ajudar!

Existem diversas questões que devem ser consideradas na hora de traçar um planejamento para esse canal digital que pode trazer muitos resultados positivos.

De acordo com o Statista, mais de 159 milhões de brasileiros acessam as redes sociais diariamente. Além disso, espera-se que até 2026 esse número suba para 184 milhões.

Entre os canais mais utilizados estão:

  1. YouTube (89%)

  2. Instagram (85%),

  3. Facebook (84%),

  4. TikTok (49%),

  5. Pinterest (37%),

  6. Twitter (36%),

  7. LinkedIn (35%).

Para ajudar você na jornada de criar uma estratégia para rede social voltada para contatos profissionais, criamos esse conteúdo. Continue lendo e confira nossas dicas.

Melhores dicas para criar estratégias para rede social voltada para contatos profissionais

Antes de falarmos nossas dicas para você criar uma estratégia incrível para o seu cliente, é importante ressaltar que toda rede social pode ser usada de forma profissional.

Isso quer dizer que criar um planejamento que foca apenas no LinkedIn ou em outro canal que é considerado mais “sério” não é uma boa ideia.

Tenha sempre em mente que uma empresa precisa estar nos mesmos locais que os seus clientes e, como já mostrado acima, eles estão em todas as redes sociais.

Com isso esclarecido, bora lá conferir como criar uma boa estratégia para rede social voltada para contatos profissionais.

Entenda o público-alvo

Se você busca dicas sobre marketing frequentemente, já deve ter percebido que quase todos os conteúdos começam falando sobre o público-alvo, não é?!

Isso não é para encher linguiça nem nada desse tipo. Esse passo é realmente muito importante e pode ser o que faz uma estratégia dar certo ou não.

Ao entender quem é o público-alvo da empresa diversas questões ficam mais claras, como:

  1. tipo de linguagem que deve ser utilizado,

  2. conteúdos que são relevantes,

  3. redes sociais mais utilizadas,

  4. tipo de imagem que chama mais atenção.

Para entender melhor a importância desse passo podemos pensar na Louis Vuitton e na Lojas Marisa. Apesar de ambas trabalharem com roupas, a comunicação é totalmente diferente.

O que muda? Justamente o tipo de público que se deseja alcançar.

Saiba como usar cada rede

Como já falado anteriormente, não há apenas uma rede social voltada para contatos profissionais. É possível utilizar todas elas, desde que da forma correta.

Não é legal criar um conteúdo com meme e brincadeiras, por exemplo, e postar no LinkedIn.

Por isso, uma das nossas dicas para criar uma boa estratégia é entender profundamente cada tipo de rede.

De forma geral, os profissionais de marketing optam por publicar no Facebook e no Instagram pelo alto número de usuários, facilidade para análise de métricas e diversidade no formato do conteúdo.

Por mais que esses canais realmente sejam ótimas opções, não se deve esquecer de outras possibilidades, como é o caso do TikTok, que não pára de crescer, e do LinkedIn, que é ideal captar leads B2B.

Estude cada uma das opções, entenda suas características, o público que está em cada uma e decida qual faz mais sentido para sua estratégia.

Crie conteúdos relevantes

Nada de publicar só ofertas, conteúdos sobre a empresa e aqueles posts que ninguém quer ver!

Dentro do marketing digital, uma estratégia que não para de crescer é o inbound, que se baseia na criação de conteúdos realmente relevantes para o público, para conquistá-lo.

Se seu cliente vende colchões, por exemplo, é possível criar posts com:

  1. dicas para dormir melhor,

  2. doenças que causam dores nas costas,

  3. informações sobre as fases do sono,

  4. curiosidades sobre o sono.

Já se vende roupas, pode mostrar tendências e dar dicas de combinação.

O importante é criar um conteúdo que chame a atenção e seja diferente no meio de tantos que são vistos diariamente.

Faça publicações em diversos formatos

Outra dica valiosa na hora de criar uma estratégia para rede social voltada para contatos profissionais é explorar todos os formatos disponíveis.

No Instagram e no Facebook, por exemplo, você pode postar:

  1. vídeos curtos, os famosos Reels,

  2. vídeos maiores,

  3. carrosséis,

  4. foto estática,

  5. stories.

Muitas vezes os profissionais focam em apenas um formato sem nem testar os outros, reduzindo a relevância e o alcance orgânico.

Inove, explore todas as opções e veja quais mais combinam com o público por meio dos resultados alcançados.

Busque engajar com os seguidores

Quando falamos sobre engajamento nas redes sociais, estamos nos referindo a curtidas, compartilhamentos, salvamentos e comentários.

Quanto maior ele for, mais relevante a rede social considerará a sua página para os seguidores. Como consequência, mais pessoas verão os conteúdos de forma orgânica, ou seja, sem precisar investir em impulsionamentos ou anúncios.

A chave para aumentar o engajamento está justamente em criar conteúdos relevantes com formatos interessantes para o público.

Além disso, você ainda pode promover sorteios, dar cupons ou fazer alguma oferta que chame atenção dos possíveis clientes.

Foque na constância

Um fator que é esquecido por muitos marketeiros na estratégia de rede social voltada para contatos profissionais é a constância de publicação.

Sabemos que ter posts todos os dias é algo complicado, mas o ideal é que ao menos uma vez na semana algo seja publicado. Se puder ser mais, melhor ainda!

Isso se dá porque as redes entendem que os perfis que contam com mais publicações são mais relevantes, aumentando o seu alcance orgânico.

Mas lembre-se: não vale a pena publicar apenas para ter algo. Foque sempre na qualidade!

Análise métricas

É impossível falar sobre planejamento para rede social voltada para contatos profissionais sem mencionar as métricas.

Caso você não lembre exatamente o que é esse termo, ele representa os resultados que foram alcançados com as publicações.

Diversas métricas podem (e devem!) ser avaliadas, como:

  1. número de curtidas, comentários e salvamentos,

  2. mensagens enviadas a partir do post,

  3. impressões,

  4. novos seguidores.

Na hora de avaliar esses dados, mantenha sempre em mente que é impossível criar uma conta em uma rede social agora e conseguir milhares de curtidas. Esse processo é longo, demorado e exige muito planejamento.

Mas caso você identifique que alguma estratégia não dá resultado de jeito nenhum, repense o que foi traçado.

Se as publicações são feitas com vídeos de mais de 10 minutos e ninguém está vendo, por exemplo, pense em substituir por um carrossel.

Faça pequenas alterações, avalie novamente os resultados e busque por melhorias de forma constante.

Para finalizar nossas dicas para rede social voltada para contatos profissionais, recomendamos que você sempre se lembre que não há receita pronta para criar uma boa estratégia.

Pare de se comparar com perfis que já contam com milhares de seguidores, foque em criar conteúdo relevante e tenha paciência para esperar os resultados.

Se você curtiu esse conteúdo, visite o nosso site e veja mais posts focados em profissionais de marketing.

3 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page