Um bilhão de pessoal no mundo possuem algum tipo de incapacidade/deficiência que limita a forma como elas consomem conteúdo. Pensando nisso, é importante que você, produtor de conteúdo, saiba como adaptar a mensagem para que ela seja consumida pelo maior número de pessoas possível.
O Facebook liberou um guia com algumas dicas para ajudar você nessa tarefa. Traduzimos algumas dessas dicas aqui:
Linguagem Simples
Sempre que possível, utilize uma linguagem simples e com frases curtas. Sentenças longas podem ser difíceis de acompanhar e entender. Use caixa baixa ao invés de letras caixa alta para facilitar para pessoas com alguma dificuldade cognitiva ou de aprendizado para ler.
Hashtags
Utilize a primeira letra de cada palavra em maiúscula nas hashtags. É mais fácil de ler e possibilita que leitores de tela utilizados por pessoas com deficiência visual pronunciem as palavras corretamente.
Emojis
Evite emojis usando caracteres (exemplo, ¬¬) , ao invés disso, use os emojis de imagem. Além garantir que mais pessoas entenderão o significado, também possibilita que os leitores de tela leiam o significado da imagem, como por exemplo o emoji 😊 é lido como “smile”.
Cores
Textos são difíceis de ler ao serem postos sobre imagens complexas ou fotografias. Escolha uma cor sólida e de alto contraste como fundo do texto.
Fotos
Use breves textos para descrever o que está acontecendo na foto, dessa forma deficientes visuais podem entender a situação ao utilizar algum leitor de tela. Seja simples nas descrições.
Áudio
Utilize transcrições (textos) em seus áudios para que pessoas com deficiência auditiva possam saber do que se trata. As transcrições também servem para quando alguém está ouvindo o áudio em um ambiente barulhento ou não possam fazer barulho e esteja sem seus fones de ouvido. Uma boa transcrição inclui descrição de efeitos sonoros e outros barulhos, assim como referencia quem está falando.
Vídeo
Da mesma forma que nos áudios, os vídeos também precisam de legendas ou transcrições para não excluir deficientes auditivos e também permitir que o vídeo seja assistido em ambientes barulhentos ou em que não se possa fazer barulho.
Comments