“O Botnet é um simulador de rede social onde você é o único humano, junto de um milhão de bots obcecados por você”
É assim a descrição dessa nova “rede social”, criada para que qualquer pessoa possa ter a mesma experiência de uma grande celebridade. O Botnet tem um feed de notícias, parecido com o Facebook, porém as únicas postagens que você pode ver são as suas. Então é você, e os robôs. Ao fazer uma postagem, sobre qualquer assunto, você vai receber milhares de curtidas e comentários de “fãs”, que te elogiam e interagem com o tema do post (bom, na maioria das vezes).
A ideia do criador do aplicativo, Billy Chasen, foi criar um espaço onde as pessoas pudessem postar o que quisessem, com atenção no nível das celebridades. Segundo ele, “a maioria das celebridades não sabe a diferença se são pessoas reais ou bots. É apenas muita interação“.
Então ele fez valer do uso de inteligência artificial e usou de plataformas como o Instagram e o Reddit para treinar os robôs, filtrando apenas comentários positivos, para que os usuários tenham uma boa experiência (considerando o momento atual, de ataques movidos por milícias digitais e “cancelamentos”).
Só que sem trolls, essa experiência foge um pouco da realidade de ser famoso na internet, então o app te dá a opção de comprar alguns recursos pagos. Por US$ 0,99, você pode dobrar o número de bots interagindo com cada postagem, adicionar um “pai bot” que faça piadas (ou seria tiozão?) ou ativar o que o aplicativo chama de “troll bots”. O Botnet tem 20.000 usuários humanos até agora, diz Chasen, e cerca de 600 deles compraram os recursos extras. Os troll bots são de longe os mais populares (não é possível responder aos robôs, mas se pode bloquear ou denunciar os mal educados).
A interação dos bots nem sempre funciona 100%, e às vezes os comentários são bem fora do contexto do post, mas isso está divertindo os usuários, que começaram a compartilhar (no Twitter) capturas de telas de situações engraçadas. A plataforma também tem uma conta no Twitter, que divulga prints desses momentos: por exemplo, um usuário perguntou: “quantos anos vocês têm?” e um dos comentários foi “boa tentativa, FBI”.
O idioma do aplicativo é inglês, assim como as interações, mesmo que você publique algo em português. A política de privacidade da Botnet diz que ela não coleta informações pessoais ou compartilha suas postagens – o que Chasen espera que incentive as pessoas a dizer aos fãs robôs como eles se sentem –“Talvez este seja um lugar que você pode desabafar, você pode ser você mesmo os bots não vão te julgar.”
Comments