top of page

BeReal, o novo aplicativo social em ascensão

Você já ouviu falar no BeReal? Ele é um aplicativo social francês, lançado em 2020, mas que agora está subindo rapidamente nos gráficos de downloads. Ele busca, como o nome sugere, ser um espaço para compartilhar uma visão não editada da vida, justamente contrapondo os feeds excessivamente selecionados das outras redes sociais.

O BeReal se descreve como sendo “o aplicativo de compartilhamento de fotos mais simples para compartilhar uma vez por dia sua vida real em fotos com amigos. Todos os dias em um horário diferente, todos tiram uma foto em 2 minutos. Capture e publique a tempo de descobrir o que seus amigos estão fazendo”.

Ou seja, a dinâmica é a seguinte: uma vez por dia os usuários recebem uma notificação para compartilhar uma imagem do que estão fazendo, e têm apenas 2 minutos para participar. O aplicativo tira duas fotos simultaneamente, usando as câmeras frontal e traseira do smartphone, para compartilhar o que a pessoa está fazendo e onde ela está. A ideia é que o limite de tempo restrinja a capacidade de encenar e editar fotos, mantendo as coisas “reais”.

As pessoas que perdem a notificação diária até podem postar mais tarde, mas seus seguidores serão informados disso, e não é possível navegar pelas fotos de seus amigos naquele dia, até que publique suas próprias fotos – o que deve ajudar a aumentar o engajamento e evitar os usuários que estão nas redes sociais apenas para olhar o que os outros estão fazendo.

A plataforma não possui nenhum recurso de edição de fotos e ainda mostra se um usuário refez a foto antes de postar (e quantas foram as tentativas). Também não há exatamente a opção de “curtir” postagens. A interação acontece por meio reações com emojis ou comentários.

O processo é simples e com certeza está se popularizando. No gráfico abaixo, a plataforma de análise de aplicativos Apptopia mostra a média diária de downloads do BeReal, no mundo. No acumulado do ano, seus usuários ativos mensais cresceram 315%.

Claro, os números não são tão altos quando comparados a outros aplicativos sociais, mas o gráfico acima mostra uma inclinação acentuada, que pode demonstrar um grande interesse na proposta da plataforma. O BeReal foi instalado 7,41 milhões de vezes até o momento e ocupa o 4º lugar em downloads nos EUA, Reino Unido e França no primeiro trimestre de 2022 até o momento, atrás apenas do Instagram, Snapchat e Pinterest (de acordo com dados adicionais do data.ai, compartilhados pelo Social Media Today).

Lançado em 2020, o app começou a ganhar popularidade na França, onde foi desenvolvido, mas nos últimos meses ele decolou em universidades americanas: “Recentemente, jornais estudantis da Rice University à University of Iowa documentaram a ascensão do aplicativo em seus campi. Entre janeiro de 2021 e fevereiro de 2022, o BeReal obteve cerca de 4 milhões de downloads globalmente na App Store e no Google Play, segundo dados da Sensor Tower. Quase 30% deles vieram em fevereiro de 2022”, reporta a Bloomberg.

Outro fato que chama a atenção é que o BeReal tem ganhado força justamente com a faixa etária que a Meta está tentando reconquistar em seus aplicativos, além de estar se concentrando no “habitat” em que o Facebook iniciou e conquistou há muito tempo: a vida universitária americana – a Bloomberg inclusive relata que o programa “Embaixador da BeReal” paga aos alunos para promover o aplicativo em seus campi por meio de eventos e festas patrocinados.

BeReal está disponível tanto para iOS quanto Android.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page