top of page

‘Barcelona’, a plataforma da Meta alternativa ao Twitter está tomando forma

No mês passado começaram a circular relatos de que a Meta estava preparando uma plataforma que teria o estilo e, talvez, a pretensão de ser uma alternativa ao Twitter, considerando as instabilidades e frustrações de muitos usuários com a plataforma de Elon Musk.

A própria Meta deu uma declaração confirmando que estava considerando, de fato, a ideia: “Estamos explorando uma rede social descentralizada independente para compartilhar atualizações de texto. Acreditamos que há uma oportunidade para um espaço separado onde criadores e figuras públicas podem compartilhar atualizações oportunas sobre seus interesses”.

Inicialmente com o codinome ‘P92’, o projeto de aplicativo social baseado em texto da Meta parece estar avançando, agora com o nome de ‘Barcelona’. Como pode ser observado nas imagens abaixo, compartilhadas pelo pesquisador de aplicativos Alessandro Paluzzi, o aplicativo agora está sendo apresentado como ‘Instagram para seus pensamentos’, pelo menos neste protótipo interno:

Aplicativo Meta Barcelona

Introduzindo – Instagram para seus pensamentos Lançamento em 1º de janeiro. Seu nome de usuário será reservado para você.

Aplicativo Meta Barcelona

A data de lançamento que consta ali parece ser apenas fictícia, com o propósito de manter o lugar do texto – não há informações sobre quando o aplicativo pode ser lançado. No entanto, o conceito parece ser um feed de postagens baseadas em texto, que visa explorar a popularidade crescente de mensagens privadas.

O Social Media Today reuniu as informações que já se tem sobre o possível app Barcelona até o momento:

  1. O Barcelona será um aplicativo separado, que usará suas credenciais do Instagram para fazer login

  2. Como pode ser visto nas capturas de tela, o Barcelona também usará o ID do Instagram como nome de usuário no novo aplicativo

  3. O tamanho máximo das postagens do Barcelona será de 500 caracteres

  4. Barcelona será descentralizado, embora ainda não esteja totalmente claro o que isso significa em um contexto Meta

O projeto parece estar avançando, o que sugere que a Meta vê um potencial significativo no formato, ainda mais com muitos usuários do Twitter procurando por uma alternativa e nenhuma plataforma despontando como a que agrada a maioria. Talvez a Meta, com sua grande escala de usuários, esteja numa posição melhor que as outras para ter uma adoção em massa.

2 visualizações

Comments


bottom of page