top of page

Banco Central autoriza pagamentos com cartões de crédito e débito no WhatsApp

O Banco Central retirou ontem (2) as medidas que impediam as transações de compra com cartões de crédito, débito e pré-pagos das bandeiras Visa e Mastercard no WhatsApp no Brasil. Com a mudança, será possível usar o Facebook Pay para fazer pagamentos para empresas dentro do aplicativo.

Em março de 2021 o BC já havia autorizado Visa e Mastercard a fazer transferências de recursos, depósitos e operações pré-pagas entre pessoas físicas por meio do WhatsApp, mas estava, desde então, analisando a liberação de compras pelo Facebook Pay.

Em nota, o Banco Central explicou: “Dessa forma, não há mais impedimentos regulatórios para a realização de transações de compra com cartão de crédito, de débito e pré-pago por meio do WhatsApp (P2M). Essa nova funcionalidade se junta à realização de transferências de recursos entre usuários desse aplicativo, autorizada em março de 2021 (P2P)”.

Isso não significa que o recurso já está disponível – o início da funcionalidade deve ser comunicado a todos os parceiros envolvidos com, no mínimo, 30 dias de antecedência. De acordo com o Banco Central, o intervalo é necessário para respeitar os “princípios regulatórios relacionados aos aspectos concorrenciais e de não discriminação”.

De acordo com o chefe do WhatsApp para América Latina, Guilherme Horn, o pagamento de produtos e serviços usando cartões Mastercard e Visa será liberado em breve. Ele ainda comentou: “Acreditamos que o pagamento de pessoas para empresas via WhatsApp terá um grande impacto para todos, trazendo facilidade e simplicidade para os usuários ao mesmo tempo em que ajudará as pequenas e médias empresas a aumentarem suas vendas”.

Fontes: AgênciaBrasil e g1

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page