top of page

A publicidade pela mera exposição

Simplesmente exibir a sua marca EM TODO LUGAR, faz com que as pessoas comprem mais de você? 🤔 A resposta curta é: Sim. A resposta longa demanda de uma explicação um pouco mais elaborada. Para isso, vamos voltar em 1968 quando o psicólogo Robert Zajonc demonstrou o poder da mera exposição em um experimento que ficou famoso na época: Ele dividiu alguns nativos americanos (que não falavam mandarim) em dois grupos e mostrou-lhes algumas centenas de ideogramas chineses. Por não ter contato com o idioma, esses ideogramas não representavam nada para eles. O psicólogo então disse aos sujeitos que alguns desses símbolos representavam adjetivos positivos e outros, adjetivos negativos; e os participantes deveriam classificar os símbolos em uma destas duas categorias. No início, os indivíduos classificavam em uma proporção semelhante ambas as categorias. Depois, o pesquisador resolveu começar a repetir os ideogramas. E quanto mais um ideograma era repetido, mais as pessoas classificavam ele como positivo. Depois deste, algumas outras dezenas de estudos foram feitos, que comprovaram: Você pode sim melhorar a percepção da sua marca simplesmente expondo as pessoas a ela. No entanto, esse nem de longe esse é o jeito mais eficiente de fazer publicidade. Na contramão desse estudo existem outros que comprovam que gerar sentimentos no interlocutor de uma mensagem, por exemplo, exerce um poder de influência muito maior do que simplesmente exibir uma marca; e alguns que mostram que exibir a sua marca no contexto errado pode ser prejudicial para o seu negócio.

Vale citar aqui um famoso texto que Thomas Smith escreveu  1885 chamado “Anúncio de sucesso” que ainda é frequentemente citado:

A 1ª vez que as pessoas olham para um anúncio, elas nem o vêem.Na 2ª vez, elas ainda não percebem nada.Na 3ª vez, elas já estão cientes de que está lá.Na 4ª vez, elas têm uma sensação de que já viram aquilo em algum lugar.Na 5ª vez, elas param para ler o anúncio.Na 6ª vez, elas já viram a cara.Na 7ª vez, elas começam a ficar um pouco irritadas com isso.Na 8ª vez, elas começam a pensar: “lá vem esse anúncio mais uma vez”.Na 9ª vez, elas começam a se perguntar se estão perdendo algo.Na 10ª vez, perguntam para seus amigos se já experimentaram.Na 11ª vez, se perguntam como a empresa está pagando por todos esses anúncios.Na 12ª vez, já pensam que se a empresa pode pagar por tudo isso, o produto deve ser bom.Na 13ª vez, começam a achar que o produto tem valor.Na 14ª vez, se dão conta que queriam um produto exatamente assim já faz tempo.Na 15ª vez, elas começam a querer.Na 16ª vez, aceitam o fato de que vão comprá-lo em algum momento futuro.Na 17ª vez, contam o dinheiro.Na 18ª vez, amaldiçoam sua pobreza por não permitir que elas comprem esse ótimo produto.Na 19ª vez, assumem que nada importa, vão comprar.Na 20ª vez, elas compram.

Você pode ler mais sobre os estudos citados clicando aqui.

E aí, já sabia como esse efeito funcionava? Comenta aí pra não acabar esquecendo da gente! ❤💬

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page