top of page

A fórmula P.A.S. para escrever textos

Você já travou na hora de escrever algum texto? 😰 No meu inbox, recebo rotineiramente pessoas me perguntando se tenho algum “macete” para produzir conteúdo todos os dias aqui no Instagram… Pois bem, não sei se “macete” é a palavra correta, mas uma técnica que me ajuda muito a escrever textos é a fórmula P.A.S.

A fórmula P.A.S. (Problema, Agitação e Solução) é considerada uma maneira estratégica (e ao mesmo tempo simples) de se pensar um conteúdo de texto, seja para descrição de produtos, textos para um site ou e-mail.

Basicamente, você deve pensar seu conteúdo em três blocos e abordar cada parte com um objetivo específico. ⤵:

✅ 1. Problema 👉 Identifique um problema do seu público alvo e comece com ele. As pessoas tendem a reter mais a atenção do seu conteúdo se entenderem que você vai ajudar com uma dificuldade. Normalmente apresento esse problema na forma de uma pergunta ou uma suposição.

✅ 2. Agitação 👉 Esse é o momento no qual você deve explorar o problema que propôs, aumentando-o (para que ele se torne ainda mais evidente) ou colocando-o dentro do contexto do leitor. Gosto de usar essa parte para citar exemplos ou estudos que sustentem a solução que vou dar em seguida.

✅ 3. Solução 👉 Depois de chamar a atenção para o problema e mostrar como ele pode impactar na vida dos seu público, é hora de propor uma solução. Se você não tiver uma dica prática em mente, proponha ao menos um caminho que ajude a resolver o problema.

Usar a fórmula PAS para montar posts e artigos pode beneficiar seu dia a dia como produtor de conteúdo. Pode parecer até meio óbvio no começo, mas você perceberá que conforme aplica a técnica e divide o seu conteúdo nessas três grandes partes, todo o processo de criação se torna mais rápido.

Testa e depois me conta o que achou.

2 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page