top of page

A atualização de marca do Instagram

A plataforma lançou hoje, 23, o material sobre a atualização de sua identidade de marca. Para tal, há vários materiais de marketing, declarações sobre logotipos, explicações sobre a paleta de cores e gradientes iluminados e uma novidade que chamou a atenção: o Instagram criou seu próprio tipo de letra, chamado Instagram Sans, que planeja usar amplamente tanto no marketing quanto no próprio aplicativo.

De acordo com a empresa: “Atualizamos os principais elementos da identidade da nossa marca para celebrar a comunidade global de criadores no Instagram. Criamos um tipo de letra personalizado, atualizamos nosso gradiente e paleta de cores e refinamos nossa abordagem de layout e design”.

As principais mudanças foram divididas em três categorias, e para cada uma delas há uma página dedicada com explicações, vídeos, referências e interatividade. Porém, a plataforma resume da seguinte forma:

Gradiente – O gradiente é reimaginado com cores vibrantes para torná-lo iluminado e vivo e sinalizar momentos de descoberta. O gradiente do Instagram é composto pelas cores da marca, e é a base de todo seu sistema de cores:

Layout: Nosso novo sistema de layout e design é voltado para o conteúdo e celebra a criatividade, a simplicidade e a auto-expressão. De acordo com a empresa, o novo sistema de design coloca o conteúdo no centro:

Tipografia: Nosso novo tipo de letra, Instagram Sans, foi projetado com nossa herança em mente e inclui vários scripts globais:

E talvez esse é o ponto que trouxe mais surpresa, pois algumas variações trazem caracteres bem incomuns. O Instagram disse que trabalhou com linguistas para garantir que o tipo de letra funcione no maior número possível de idiomas, incluindo idiomas de script como tailandês e japonês.

A maioria das fontes Instagram Sans são letras simples, o que faz sentido para uma marca global e de público diversificado. Em algumas fontes, apenas uma pequena saliência revela que é uma fonte incomum. Porém, o Instagram Sans Script adiciona adornos não convencionais a praticamente todas as letras – o que, sem dúvida, dá ao Instagram uma identidade mais distinta.

Aí é claro que entra a questão: como as pessoas se sentirão com o novo visual? Os usuários dos aplicativos Meta tendem a ser um tanto resistentes a mudanças (ou, pelo menos, fazer bastante barulho sobre isso). Provavelmente por isso o Instagram está começando a inserir as novidades aos poucos.

Explicação geral no blog do Instagram: Introducing Instagram’s Visual Refresh

A página interativa do lançamento: Instagram’s brand identity

Com informações de: The Verge

2 visualizações

Commentaires


bottom of page